As grandes editoras musicais preparam-se para lançar um novo formato digital de áudio, na esperança de aumentar as vendas de álbuns completos.
De acordo com o jornal The Guardian, Sony, Warner, Universal e EMI preparam-se para lançar o CMX, um novo formato de álbum digital para aumentar as vendas de álbuns completos.
Os ficheiros neste formato incluirão musicas, letras das músicas, vídeos, notas e imagens. Não há, todavia, informações sobre se o CMX terá ou não DRM (gestão de direitos de autor), com que tipo de leitores de MP3 será compatível e se os consumidores serão livres de utilizar estes ficheiros livremente, como acontece actualmente com as músicas AAC vendidas através do iTunes, por exemplo.
A notícia aparece algumas semanas depois das notícias de que a Apple estará a trabalhar no projecto Cokctail, um formato semelhante de álbum digital com os extras acima mencionados.
Segundo o The Guardian, a Apple terá rejeitado o formato CMX, preferindo trabalhar num projecto próprio. «A princípio, a Apple disse-nos que não estava interessada, mas agora decidiram trabalhar no seu formato próprio, para o caso de o nosso se tornar um sucesso», serão as palavras de um representante de uma das editoras, ao The Guardian.
As editoras planeiam lançar o formato CMX em Novembro, mas apenas em alguns títulos escolhidos especialmente para o efeito. Todavia, já há quem diga que o CMX será um falhanço caso não seja compatível com o iTunes, uma das lojas de música digital da actualidade com mais sucesso.